segunda-feira, 29 de março de 2010

COGNIÇÃO

Uma das funções mais intrigantes e importantes para nós seres humanos é a cognição. Após anos de estudo, ouvi uma frase muito interessante que até hoje, gosto de pensar: "Ser cognitivo é mais do qu.e ser inteligente, pois a cognição nos dá a capacidade de criarmos e recriarmos."(BEATRIZ LOUREIRO)
Isso pude estar verificando durante todo o tempo em que tenho a minha clinica e meus pacientes, analisar. Quantos já não vieram a mim, com dificuldades porém, com boletins com notas 10. Estranho não? Mas a realidade é que nossas crianças possuem muito potencial, mas tem que estarem sendo sempre aguçadas a curiosidade, ao diferente, para que demonstre realmente a sua verdadeira capacidade cognitiva. Àqueles que passam o tempo todo decorando ou reproduzindo textos para nota de prova, correm um sério risco de terem surpresas nos vestibulares, que a cada ano, avaliam a capacidade dos alunos de interpretação e conhecimento geral, opinião crítica.
A ciência tem estudado muito sobre o aspecto "Cognição", mas ainda tem dificuldade em explicar, como o nosso Sistema Nervoso Central, mesmo com disgnóstico de síndromoes, paralisia, ou até mesmo uma deficiência mental, ainda conseguem ter funções que exigem a cognição, com um nível de qualidade, onde algumas crianças consigam ser até mesmo "alfabetizadas". Fantástico não?
Por isso, a inclusão escolar atualmente vem sendo tão discutida e a cada dia, eu venho me perguntando, se realmente existe a Inclusão dentro da Escola. Reconhecer a diferença do pensamento e da planificação da informação para o mundo, e dar oportunidade para que isso aconteça em sala de aula, e Fazer Inclusão. Falar é fácil, fazer é muitoooo difícil. Todos nós somos diferentes, e a inclusão não acontece somente com crianças que já possuem um diagnóstico médico ou terapêutico. Muitos na sala se encontram inserido na inclusão escolar, e o professor nem ao menos sabe, por não conseguir realizar o olhar diferencial. Avaliar de diversas formas a cognição, pode inserir a criança com dificuldade escolar, e dar a ela uma qualidade de vida mais digna e tranquila. A maturação do Sistema Nervoso Central acontece de forma lenta durante o desenvolvimento infantil, e em tempos diferentes de uma criança para outra.

Um comentário:

  1. Neste caso o processo de inclusão escolar da criana com difiuldade em uma turma considerada normal é prejudicial a eferida cirança, em detrimento da capacidade de cognição das outras?
    Obrigado!
    Gabriel

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