terça-feira, 25 de maio de 2010

COMO ACONTECE O TEMPO PARA A CRIANÇA


Para as crianças as noções de tempo, são muito difíceis de serem compreendidas. Amanhã, hoje, depois, nunca, são termos que geralmente quando pequenas, acabam confundindo e colocando nas frases de forma incorreta. Isto acontece porque elas ainda não entendem a sequência das ações, e há uma repetição entre elas durante o dia.
"Organizar as ações no tempo dá à criança a possibilidade de constituir uma história pessoal, de pensar em passado", afirma Lino de Macedo.
Conhecer como se dá o tempo, e sua sequência, é de fundamental importância para as noções matemáticas mais complexas, que a criança necessitará nas aprendizagens futuras. Por exemplo, os egípcios, se ajustavam com o calendário do ano, pelo posicionamento do Sol. Através disso realizavam as plantações e colheitas. A Lua também era uma forma muito interessante de saber as alterações dos meses do ano. Suas quatro fases passam em um mês, e quando se repetem durante 12 vezes, temos um ano.
È engraçado que percebemos facilmente que a criança ainda quando bebê não tem esta noção, pois quando a mãe vai embora, e a deixa na escola, ela começa a chorar, pois não entende que o fato da mãe não estar lá (visualmente), não quer dizer que ela não aparecerá mais. Para a criança ela nunca mais voltará. Isto vai sendo construído com o tempo, com as interações com o meio, onde ela inicia seu aprendizado sobre a questão. Quem nunca brincou de esconder o rosto em um paninho para uma criança. Então, essa brincadeira de "esconder" e "aparecer", trás a criança as noções de reversibilidade na brincadeira, e que mesmo não estando em seu campo visual, elas podem estar presentes no seu meio ambiente, ou que voltarão.
Por isso, que novamente coloco aqui, a importância do outro no brincar infantil.
As rotinas organizadas pela família e até mesmo pelo educador responsável, é extremamente importante para a criança, pois a localiza e a organiza em suas tarefas no dia a dia.
Conhecer os números somente não basta para dizermos que a criança sabe contar, mas entender que entre eles existem um "espaço de tempo", identifica que em seu desenvolvimento, talvez já pode ser capaz de ter noções de horas, distância entre outras.
O ritmo trazido por cada um faz parte de um relógio biológico que temos. Mas há também o ritmo do meio, das brincadeiras, das músicas infantis, que irão proporcionar à criança, a diferença entre tempos lentos e rápidos. Peceba como é interessante um fator: já notou que as meninas aprendem mais rapidamente brincadeiras com ritmo do que os meninos? Então comece a notar. As brincadeiras de roda e corda, são mais apreciadas por meninas, talvez por imitarem a vida cotidiana, ou porque a dança faz parte das suas brincadeiras mais intensamente, do que nos meninos, auxiliam-as a aprenderem antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário