quarta-feira, 16 de junho de 2010

A EXPRESSÃO CORPORAL E A INFÂNCIA

"A expressão corporal é uma conduta espontânea pre-existente, tanto no sentido ontogenético como filogenético;é uma linguagem através do qual o ser humano expressa sensações, emoções, sentimentos e pensamentos com seu corpo, integrando-o, assim, às suas outras linguagens expressivas como a fala, o desenho e a escrita.
O objetivo dessa atividade, que em sua forma especificamente organizada chamamos de expressão corporal, é de nós mesmos tanto para nossa postura, atitudes, gestos e ações cotidianas como para nossas necessidades de exprimir,comunicar, criar, compartilhar e interagir na sociedade em que vivemos. Sem o corpo o homem não existe como tal; valorizamos o corpo à medida que contemplamos o ser humano enquanto entidade que deve desenvolver-se como uma estrutura integrada em movimento, e questionamos a progressiva dicotomização que nossa sociedade tende a fomentar entre nossas áreas psíquica e corporal.
A expressão corporal, como linguagem imediata, afirma o conceito do ser humano expressando a si mesmo, consigo mesmo, sem uma necessidade peremptória* de recorrer a elementos ou instrumentos alheios a ele, o que não significa que em alguns momentos desse processo não possa se servir desses instrumentos.
Consideramos a atividade organizada sob o nome de expressão corporal, dotada de objetivos específicos, como uma atividade artística, desde que por artístico se entenda tudo aquilo que desenvolve a sensibilidade, a imaginação, a criatividade e a comunicação humana.
É uma linguagem por meio da qual o indivíduo pode sentir-se, perceber-se, conhecer-se e manisfestar-se. É um aprendizado em si mesmo: o que o indivíduo sente, o que quer dizer e como quer dizê-lo.
Aprendizado de si mesmo: com esse conceito não estamos dizendo que os atos da criança percam a espontaneidade, mas que, pelo contrário, o ser humano é por natureza um ser espontâneo que põe em jogo, a cada instante, a sua capacidade criativa.
Nesse aprendizado de si mesmo apelamos à sua possibilidade de transformação e ao aproveitamento de sua própria espontaneidade e criatividade com o objetivo de chegar a um maior aprofundamento e enriquecimento de sua atividade natural.
A expressão corporal é, assim, uma espécie de estilo pessoal de cada indivíduo, manifestando através de seus movimentos, posições e atitudes.
É o aprofundamento de si mesmo, mas não só isso, uma vez que esse aprofundamento tem uma finalidade: comunicar-se. É o aprofundamento da maneira de interagir com outros. Isso implica que, embora não haja necessariamente um aprendizado de uma série de passos ou gestos preestabelecidos, chegar-se-á à concretização de certos padrões de conduta compartilhados. Existe em cada indivíduo a necessidade básica de poder expressar-se tal como é, e o desejo de que essa expressão, mesmo não sendo compartilhada, seja compreendida por ele ou pelos outros.

* decisiva

fonte: Expressão corporal na pré-escola (Patricia Stokoe e Ruth Harf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário