domingo, 22 de agosto de 2010

ATIVIDADES QUE ENVOLVEM O CORPO TODO






"Pular é também uma atividade comum das crianças, que envolve o corpo todo. A criança pode ser solicitada a pular com os dois pés juntos ou com um pé só. Um pulo como o que se dá correndo, onde o corpo e impulsionado com um pé e pára com o outro, é uma modificação do andar ou correr, e é talvez menos útil, no presente contexto, do que as formas mais simples de salto. A criança pode ser solicitada a controlar a extensão e a direção do seu pulo, baseada no dado perceptivo."(KEPHART,1986)


Quando saltamos, o corpo exige ao mesmo tempo,força, impulso, capacidade perceptiva, orientação do espaço para o quê e onde iremos saltar, e as questões visuais que direcionam o corpo. É comum crianças pequenas, perderem o equilíbrio quando solicitadas a saltar, ou então utilizarem muito os braços, para o reequilíbrio. A capacidade de frear e controlar o corpo após o salto, é adquirida dependendo de todas as funções que terão que estar preservadas (acima citadas), e também do controle postural sob o corpo que a própria criança deverá adquirir com o seu desenvolvimento.


"O pulo vertical pode ser relacionado com a informação perceptiva, em atividades semelhantes. Neste caso, um bastão leve, semelhante ao usado no salto em altura, é colocado horizontalmente, a uma pequena distância do solo. A criança é solicitada a pular sobre o bastão. Mais uma vez pede-se para apenas pular sobre o bastão, e não pular o mais alto que puder. A influência do dado perceptivo na ação de pular pode ser alterada com a variação da altura do bastão em relação ao solo.


A criança pode também ser solicitada a pular sobre áreas determinadas, sucessivamente. Uma escada* pode ser colocada no chão. A criança pode ser solicitada a pular de um espaço de dois degraus....Modificações no jogo da amarelinha podem ser utilizadas da mesma maneira. Para muitas crianças, o padrão habitual do jogo da amarelinha será complexo demais. Para estas crianças, a atividade pode ser simplificada reduzindo-se o número de áreas dispostas no padrão e a complexidade dos movimetos exigidos" (KEPHART, 1986)


*degraus móveis


fonte: KEPHART, Newell C. O aluno de aprendizagem lenta. Editora Artmed, Porto Alegre, 1986, 354p




Um comentário:

  1. Muito legal este texto. Afinal pular pode parecer algo tão simples, mas é mto complexo e que exige da criança uma série de funções importantes e maduras. Boa postagem...

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