quarta-feira, 21 de março de 2012

SÍNDROME DE DOWN


A síndrome é uma das mais conhecidas pela sociedade. É um distúrbio genético causado pela presença extra total ou parcial de um cromossomo 21. Foi descrita pelo britânico John Langdon Down, em 1862.
"Pode apresentar totas ou algumas das condições físicas: olhos amendoados, uma prega palmar transversal única (também conhecida como prega simiesca), dedos curtinhos, fissuras palpebrais oblíquas, ponte nasal achatada, língua protrusa (devido à pequena cavidade oral), pescoço curto, pontos brancos nas íris conhecidos como manchas de Brushfield, uma flexibilidade excessiva nas articulações, defeitos cardíacos congênitos, espaço excessivo entre o hálux e o segundo dedo do pé."
Uma característica física que a pessoa portadora da síndrome apresenta, é a hipotonia corporal global, que é o excesso de relaxamento do tônus muscular.
A psicomotricidade, em clinica ou no processo escolar, pode trabalhar com os portadores, melhorando a consciência corporal através das atividades que envolvem a imagem corporal (principalmente as sensoriais que desenvolvem a propriocepção), e também as atividades de equilibração, utilizando-se materiais como a corda em vários comprimentos e espessuras, discos proprioceptivos, bobath, barra de equilíbrio.
A dispraxia global é comum também, devido as características do tônus, portanto quando se trabalha o corpo em sua reorganização, com estimulação nos aspectos de tonicidade, imagem corporal e equilibração principalmente, consegue-se bons resultados para melhoria da dispraxia (descoordenação motora).
Devemos lembrar também que o afeto, o contato e vínculo do adulto com a criança, é de extrema importância no processo de desenvolvimento infantil das crianças, pois a aprendizagem só acontece de forma adequada, quando o emocional da criança se encontra estabelizado.
A inclusão escolar atualmente, se encontra em processo de adequações nos conteúdos dos anos, e se faz necessárias em todas as instituições.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Down

Um comentário:

  1. Eles não são doentes, o que eles têm não pode ser transmitido. por isso a palavra PORTADORA não se aplica nesse caso. Deveria ter cuidado com o que escreve.

    ResponderExcluir